15- Os Upanishads
- Cecéu Alckmin
- 14 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Os upanishads
Upanishad significa ensinamentos internos ou místicos. Embora seja uma parte dos vedas, cada Upanishad é uma escritura curta, auto-centrada,resumida. Representam a filosofia Vedanta( o final dos vedas)Os sistemas filosóficos que explicam o sentido da existência do ser humano e do Cosmos recebem o nome genérico de darshana. Têm como finalidade libertar o homem da ignorância. O vocábulo deriva da raiz drsh: ver, refletir, contemplar, compreender. (Ex:yoga, sankhya e vedanta estas filosofias estão interligadas.)
Os upanishads não oferecem técnicas nem argumentos filosóficos. São revelações diretas de mestres iluminados, geralmente em forma de conversas. Esses textos falam sobre a natureza de Deus, e da existência mostradas de diferentes formas, alguns exemplos:
“Vós sois deuses, Vós sois Brahman” A parte mais interna e sútil da consciência individual é umacom Deus.
O Self (centelha divina) é Brahman. Não apenas o nosso Self ou centelha é o divino, como se encontra também em todos os seres,isso é uma verdade.
“Todo o Universo é Brahman”. Deusnão é somente o principio da consciência nos humanos, como é também o principio de todas as coisas.
Aqueles que vêem meditam sobre ele , atingem a fonte de todos os seres, a testemunha de tudo. Ele vai além de toda escuridão. Ele é a Realidade suprema, imutável. Ele é a energia primordial, ele é a eternidade. Vendo o Eu em todos os seres, e todos os seres no Eu, chega-se a Brahman Esse é o único caminhoEle é conhecido pelos puros de coração. O Eu existe no homem, dentro do lótus do coração. Com a mente iluminada pelo poder da meditação, os sábios o conhecem, o abençoado, o imortal ,ele é consciência, bem-aventurança.O Sol não o ilumina, nem a Lua, nem as estrelas, nem o relâmpago - Ele é a luz que dá luz a tudo. Quando ele brilha, tudo brilha.Dele nascem a mente, a vida e os sentidos; a terra, o ar, a água, o fogo e o éter. Ele é a realidade que está por trás de toda existência.
Comments