36- Wo Wei
- Cecéu Alckmin
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Wo Wei e o Yoga
Antes do homem existir na terra, existiam todos os animais,as plantas e as florestas. Os riachos deslizavam a montanha abaixo e todos os obstáculos eram contornados e chegando até o mar. A natureza agia por si só , sem nenhuma interferência do ser humano. Os mestres querem nos ensinar a sermos elementos dessa ordem natural e seguirmos esse principio, deixar que a natureza nos conduza, fazer parte desse fluxo natural, que podemos chamar de fluxo da vida ou então yoga. Romper essa ordem, querer mudar essa ordem, ou ir contra esse fluxo é onde advém todas doença,stress e todo desequilíbrio. Na sinfonia universal, o ser humano está desafinado, fora de harmonia, precisando retornar a esta ordem universal.
A folha permite que a correnteza do riacho a leve para que possa chegar ao oceano distante, na vida , deveríamos estar como essa folha, solta, permitindo o fluxo do universo nos conduzir, o que chamamos de Dharma. Toda uma ordem cósmica está ao nosso lado trilhando essa jornada, toda vez que governos, imperadores, regras e leis, tentam colocar o homem em diferente fluxo dará errado, Dara uma desordem, um desequilíbrio e assim veremos a violência,o caos na sociedade, e grandes guerras, tudo porque o homem entrou em desarmonia com uma questão primaria de sua ordem natural. O universo não é caos, é cosmos, é profunda harmonia e organização.
Estar em fluxo é Soltar, e Soltar é a mesma coisa que não forçar. Quando criamos estagnação, estamos fora dessa lei. Soltar significa que continuaremos trabalhando pela solução. Sem força-la. Como girar a chave numa fechadura até encaixar direito. Não forçar a fechadura. Continuar trabalhando até chegar no resultado ou mudar os objetivos. A flexibilidade é inerente a esse processo. Numa tempestade uma árvore se quebra, mas o bambu flexiona. O bambu continua… Soltar não é desistir, não é ficar sem fazer nada esperando que “caia do céu”. É deixar que o fluxo do Universo encontre a melhor solução. Inúmeras portas se abrem quando se solta. Entrar por elas é nossa função. Vendo por onde o progresso ocorre. É um estado de ânimo de alegria profunda. Essa alegria é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. Sem alegria tudo fica paralisado.
É preciso entender que há uma ordem profunda no Universo e que tudo anda para o bem de todos. Soltar é o estado da arte de viver. É uma sabedoria profunda que vem da experiência da vida. Então pela experiência chega-se na verdade.
Comments