35- Mapa e território
- Cecéu Alckmin
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Este termo foi cunhado inicialmente pelo engenheiro, filósofo e matemático polonês, Alfred Korzybski,1931. É uma expressão que se refere à forma como o ser humano interage com a realidade na qual ele se encontra. A questão do mapa e do território é de extrema importância para o sucesso de qualquer pessoa. Quando a criança nasce começa a receber um mapa da realidade que os pais e a sociedade em geral passam para ela.. Para conseguir o que quer, deve fazer assim ou assado. Isto é válido para todas as áreas da vida. Na verdade, nem sempre o indivíduo tem acesso direto à realidade em si, mas apenas às percepções da realidade em que vive. Há uma enorme diferença entre um fato objetivo, que é o território, e uma concepção subjetiva, que é o mapa. Enquanto o mapa deriva mais do que o indivíduo julga ser, suas percepções individuais sobre si e sobre o mundo em que vive. O território é a realidade explícita, independente de julgamento algum, é o fato sem a interpretação.
É por isso que nesse contexto nem sempre mapa é território. Pois os mapas normalmente são diferentes devido a maneira individual de cada um perceber as realidades do mundo. Enquanto a realidade é representada pelo território, a percepção dessa realidade é o mapa mental individual. Os mapas são formados consideravelmente por crenças, que são modelos, hábitos enraizados na estrutura psicológica de cada um, podem ser bons ou ruins, e costumam alterar a percepção do indivíduo. É o que ela acredita que é real. Sem trocar esse mapa e enxergar o território claramente os problemas são inevitáveis. Essa é a razão do porque algumas pessoas conseguem o que querem e outras não.
E com o passar do tempo os problemas se acumulam e a pessoa pensa que é por falta de empenho e põe mais força no que já está fazendo errado. Põe mais determinação em executar um mapa irreal. E os problemas aumentam. É um ciclo vicioso que se não é percebido a tempo pode ser totalmente desastroso para aquela pessoa. Sempre na esperança de que as coisas vão melhorar! O mapa é informação e pode ser mudado. Então a pessoa pode fazer as escolhas certas e conseguir o sucesso que tanto deseja. Todos os problemas, como falta de prosperidade, tristeza, doenças, etc. não precisam existir. Tudo isso é resultado de um mapa irreal. O que gravaram em você pode ser desgravado. É apenas uma questão de percepção da realidade. Mudando-se isso se muda tudo. Existe solução.
Como provocar uma mudança para diminuição dessa discrepância entre percepção e realidade? Cada vez que o indivíduo se permite ser tocado, moldado, sensibilizado e se torna mais isento e imparcial, uma transformação ocorre. Isso contribui para diminuir o alto índice de incongruência que existe entre o mapa e o território. Na prática, é se permitir ter mais experiências, acumular vivências, estudar(yoga taichi etc),meditar refletir, é um crescimento constante. Isso deve ser feito o tempo todo para se corrigir o rumo em que estamos tomando. E ter humildade de refazer o mapa quando ele se mostrar errado.
Se não sabe procura saber, se sabe pratica, se errar corrige...
Comments