top of page

32- Siddhis

  • Foto do escritor: Cecéu Alckmin
    Cecéu Alckmin
  • 15 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

É uma palavra em sânscrito que significa “ realização” ou “sucesso”. Também usado como um termo para ( poder espiritual ou habilidade). Diz a tradição do Yoga, que quando estes poderes são desenvolvidos de forma descontrolada ,podem causar danos severos ao psicológico do individuo, por outro lado, quando são uma conseqüência natural do adiantamento espiritual, da realização de sadhana as chances de provocarem malefícios são nulas.

Existem uma quantidade muito grande de Siddhis descrita, aqui são alguns exemplos: Restringir a sede e a fome, obter enorme força, materialização de objetos, materializar cheiro de plantas, telepatia, fazer o corpo físico levitar, enxergar o que está acontecendo em lugares distantes, comunicação com seres de outras esferas, conhecimento do momento da morte, saída do corpo e experiência extra corpórea, conhecimento das regiões cósmicas, conhecimento da composição do corpo, aceleração ou diminuição de karma etc. ( também chamado de habilidades anímicas e mediúnicas pelo espiritismo, assim como habilidade extra sensoriais ou paranormais por outras culturas)

Em Gorakhpur morava um sábio chamado Gorakhnath, que graças a seus poderes yogues , viveu até a idade avançada de 300 anos. Durante esse longo espaço de tempo, desenvolveu os oito siddhis mencionados por Patanjali. Quando Gorakhnath percebeu que era chegada a hora de deixar seu corpo, procurou , com o olho espiritual, alguém capaz de receber dele o dom desses poderes. Avistou um jovem sentado sem postura de yoga à margem do ganges, ali estava , pensou, alguem adequado. Gorakhnath se materializou diante do rapaz e o jovem nenhum um pouco impressionado, perguntou..o que posso fazer por voce?

Conclui que chegou para mim a hora de deixar esse corpo, mas antes quero dar a alguem que considere digno os oito siddhis do yoga por mim desenvolvidos, voce os aceita?

O jovem nao disse nada, mas Gorakhnath lhe entregou oito bolinhas de barro, explicando, condensei meus poderes nestas oito bolinhas. Você só precisa segura-las na mao direita e meditar sobre o que sentir estar emanando delas, e os poderes serão seus. O jovem as segurou, observou por um tempo, e pergunto..posso fazer o que eu quiser com elas?. Semduvida, respondeu o velho sabio. dei-as voce , e agora pode usalas como achar melhor.

Virando- se para o rio o jovem lançou à corrente as oito bolinhas que desapareceram. O que fez? gritou o anciao..precisei de 300 anos para desenvolver esses poderes!

O jovem olhou-o calmamente, e perguntou.." e continua iludido Gorakhnath? Nessas palavras , o velho percebeu que em sua busca de poderes, se esqueceu de Deus. Mukunda(nome de batismo de Paramahansa Yogananda) não se interessava por poderes, era um santo devoto completo.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
38- Individuação

O processo ou conceito de individuação, não é recente e pode ser encontrada nas mais diversas escolas filosóficas e religiões. Em textos...

 
 
 
37- Versus uno

O universo (versos uno , em direção ao uno) não é caos é cosmos ( tem organização). Tem um sentido nas experiências não só dos seres...

 
 
 
36- Wo Wei

Wo Wei e o Yoga Antes do homem existir na terra, existiam todos os animais,as plantas e as florestas. Os riachos deslizavam a montanha...

 
 
 

Comments


Contact

35991774863

©2018 by Espaço Yoga para Vida - Marcelo Alckmin. Proudly created with Wix.com

bottom of page