1-O que é Yoga?
- Cecéu Alckmin
- 14 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2018
O Yoga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações,glândulas, órgãos internos, etc. através de técnicas corporais que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática do Yoga compreende um vasto arsenal de técnicas promovendo um aperfeiçoamento multilateral.
Mas não é só isso, muito se fala a respeito dessa filosofia. Muitas definições foram feitas, mas sempre temos a sensação de que alguma coisa fica faltando. O yoga se recusa a ficar aprisionado numa definição. Porque essas quatro letras juntas significam muitas coisas. E o yoga acaba sendo sempre mais do que as palavras podem definir. Expõe um caminho de auto-análise, que precisa ser praticado, prescindindo de qualquer teoria ou crença. Um caminho que conduz o homem a compreender-se verdadeiramente.
Ouvimos dizer que yoga significa em sânscrito União, mas significa também trabalho e aplicação. A palavra yoga é usada tanto no sentido de união com o divino, como também no de veículo, caminho (apáya) para essa união. É a transformação da consciência humana em divina. O método o qual o Yoga pretende atingir esse objetivo é aniquilando um a um os diferentes condicionamentos que escravizam o homem, que não nos deixam viver em paz e nos fazem repetir os mesmos erros ad eternum. “ A unidade da respiração , a consciência dos sentidos, seguida da aniquilação de todos os conceitos, isso é Yoga, através da experiência , se não fizermos, não vivenciarmos , não experimentarmos em nossa própria carne, não sentir no intimo de nosso ser, não adianta ler, pesquisar, ou ouvir palestras sobre o assunto.”
Embora no inicio possa parecer incompreensível, chega a hora em que nossa consciência se expande e você começa a entender. Esse viver consciente , é a essência da prática, mas não acontece da noite para o dia, é o fruto do amadurecimento interior.
Komentāri