11-Pratyahara
- Cecéu Alckmin
- 14 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Retração dos Sentidos
O praticante recolhe os seus sentidos para mergulhar na consciência interior. O pratyahara é uma espécie de passagem dos aspectos externos do yoga (yama, niyama, asana e pranayama) para os internos (dharana, dhyana e samadhi). Com isso Patanjali quis nos informar que com pratyahara deixamos a parte mais física do Yoga e começamos a lidar com os aspectos mentais.Sua realização é fundamental para que o praticante possa alcançar a meditação, pois, nesse ponto, deve-se mudar a noção do corpo físico e do mundo externo. No Mahabharata compara-se o pratyahara a uma tartaruga: "Assim como a tartaruga recolhe os seus membros sob a carapaça, da mesma forma o yogue retrai os sentidos da influência dos objetos externos".
Com a retração dos sentidos, a mente seguirá o seguinte caminho: concentração para aprender a meditar, e por conseqüência, atingir o estágio de iluminação.
Os sentidos não podem estar subjulgados aos desejos da mente, quando isso ocorre, perdemos o controle da mente e somos levados pela agitações e desejos mentais. Gera sofrimento emocional e mental pois a mente parece ser mais forte do que os nossos anseios espirituais e também gera desgaste de energia pranica. Quando perdermos o controle da mente e somos levados pelos seus desejos estamos trazendo para dentro da mente a intensidade de rajas e tamas guna. Quando controlamos a mente estamos deixando a mente em estado de sattva guna.. Pratyahara pode ser praticado ao longo de toda a vida, em cada postura, em cada respiração, em cada pensamento positivo em cada escolha que fazemos. Pratyahara torna as pessoas menos escravas da mente, mas para isso devemos ter bem firmado dentro de si qual o propósito da própria vida. Quando sabemos ou conhecemos o real sentido da própria vida, tornamos a mente focada e livre de distrações mentais e emoções aflitivas, buscando melhorar os hábitos cada vez mais.
Pratyahara, portanto é a preparação para concentrar a mente, retrair os sentidos para que a mente tenha apenas um foco, trabalhar para que ela fique centrada em um único ponto e comece e processo de samyama (concentração, meditação e iluminação).
Existem quatro formas principais de pratyahara:
Indriya pratyahara – controle dos sentidos.
Prana pratyahara – controle do prana.
Karma pratyahara – controle da ação.
Mano pratyahara – retirada da mente dos sentidos.
Comentários